Oferta tecnológica
1 - Testar antes de Investir ------------------------------------------ De modo a aumentar a consciência das empresas e fornecer dados que permitam tomar decisões sobre investimento tanto em novos produtos como em ferramentas de desmaterialização organizacionais e industriais, o CCG poderá oferecer serviços, tais como: - avaliação da maturidade digital; - atividades de demonstração de protótipos nas competências referenciadas pelo CCG; - desenvolvimento de projetos com vista a transformação digital das empresas alicerçadas sobre as competências identificadas pelo CCG; - integração, adaptação e customização de várias tecnologias digitais (com base nas competências referenciadas pelo CCG); - experimentação com tecnologias digitais; - transferência de conhecimento e tecnologias para as empresas - simulação de soluções em realidade virtual/aumentada anterior à sua implementação - realização de testes e avaliações de usabilidade e performance com utilizadores durante os vários estágios de desenvolvimento de novas soluções, incluindo na fase conceptual - desenvolvimento de protótipos simplificados, orientados à prova de conceito, prevendo em protótipos de TRL mais baixo a escalabilidade para TRLs mais elevados.
2 - Competências e formação ----------------------------------------------- O CCG poderá prestar serviços no desenvolvimento de recursos digitais de qualidade para formação com tecnologias emergentes, bem como desenvolvimento de soluções de assistência remota com utilização de tecnologia de realidade aumentada para ambientes industriais. A capacitação de RH usando sistemas de simulação baseados em Realidade Virtual, Aumentada ou Mista faz, também, parte do portfólio e experiência do CCG, neste âmbito. O acesso e constante interação com investigadores universitários, em particular da Universidade do Minho, permite o desenvolvimento deste tipo de ferramentas com elevada qualidade, não só do ponto de vista técnico-científico, mas também da perspetiva pedagógica, com foco na efetividade da transmissão de conhecimento.
3 - Serviços de facilitação e intermediação -------------------------------------------------------------------- O CCG possui uma rede de networking alargada, tanto a nível nacional como internacional. Nesta rede alargada, possui contactos e parcerias que contam anos de existência e de colaboração, envolvendo instituições de I&D, Universidades, PMEs e start-ups, instituições públicas, associações, autarquias, etc. Especial destaque para as redes internacionais, ETPs, boards de normalização, entre outras, das quais participa, estabelecendo variados tipos de colaboração e cooperação com os restantes membros. Igual pode ser afirmado, reforçando, para a participação em redes e clusters nacionais, que abrangem um vasto espectro de sectores industriais, com excelentes exemplos de inovação e aplicação da transferência da tecnologia e conhecimento. Neste universo de relações e fruto do acompanhamento constante do estado da arte e do conhecimento da inovação que se vai realizando em portugal e na Europa (scouting) , o CCG pode contribuir definitivamente para facilitar a ponte e a colaboração entre as necessidades de algumas empresas e as entidades que podem contribuir para as soluções. O CCG contribuirá para esta missão, numa lógica agnóstica e de igualdade de oportunidades, privilegiando apenas a promoção do consórcio/parcerias que sejam mais adequadas à inovação/solução tecnológica pretendida. Este contributo para a identificação de parceiros ocorrerá a nível nacional, mas também Europeu. O CCG terá por isso, um contributo ativo na monitorização regular de tecnologia, mapeamento do ecossistema de inovação que enquadra transversalmente múltiplos setores da indústria e na identificação das necessidades e oportunidades. Para isso, conta poder contribuir para juntar os utilizadores finais (PMEs), que tenham necessidades tecnológicas específicas e estejam dispostos a testar soluções (testar antes de investir), com potenciais fornecedores (PMEs, Startups, Instituições de I&D) que procuram oportunidades para aplicação das tecnologias que possuem com nível de maturidade apropriado. Neste contexto, o CCG pode apoiar o desenvolvimento de integrações, complementar desenvolvimento tecnológico, fornecer ambiente laboratorial de instalação e teste de pilotos e protótipos, entre outros. Noutras vertentes, e quando aplicável, o CCG procurará contribuir para testbed de soluções no sentido de promover o envolvimento de instituições públicas e empresas de GovTech, envolvendo iniciativas privadas onde necessário, na cocriação de soluções.
4- Ações de divulgação e comunicação --------------------------------------------------------------- O CCG enquanto centro de interface tecnológico poderá oferecer serviços tais como: - desenvolver e dinamizar workshops, seminários temáticos para as empresas industriais dotando-as de conhecimento de experiências análogos de implementação das competências reconhecidas no CCG nas organizações; - desenvolver sessões conjuntas de demonstração de protótipos tecnológicos com base nas competências levantadas pelo CCG: - desenvolver eventos de transferência de conhecimento e tecnologia entre investigadores e empresas. Em complemento às actividades de I&D, o CCG regista frequentemente: - participação ativa em eventos de cariz técnico-científico, tais como conferências e simpósios especializados nas áreas de atuação e know-how do CCG; - publicação em jornais/revistas científicas de relevo, com visibilidade nas comunidades académicas, stakeholders da indústria e do tecido empresarial, etc..